E QUE O SOL BRILHE PARA TODOS, A JUSTIÇA SE FAÇA PRESENTE, O BOM DIREITO SEJA PRATICADO
S.PIQUERI
ARARAQUARA E REGIÃO
As postagens e pareceres aqui presentes nem sempre refletem minha opinião pessoal. Todos os textos que não forem de minha autoria terão os devidos créditos de seus autores originais.
Este local não se destina, em absoluto, a prestar consultas juridicas virtuais, sendo meu primordial interesse a divulgação de leis, sites de interesse jurídico e artigos de interesse da população em geral.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

NÚMERO DE GOLPES NA WEB CRESCE

Os ataques de hackers que usam sites falsos de bancos, de comércio online e de milhagem de empresas aéreas para roubar dados dos internautas não param de crescer. Segundo levantamento do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de segurança no Brasil (CERT.br), houve aumento de 51% nas notificações de páginas ‘piratas’ no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2011.
Em relação ao mesmo período do ano passado a alta foi de 32,9%. As notificações de tentativa de fraude passaram de 10,3 mil nos primeiros três meses de 2011 para 13,4 mil este ano.
As notificações não são necessariamente ataques consumados. “É o registro de que existiu uma ameaça, o usuário identificou e informou a entidade”, diz Marcelo Lau, professor de Gestão de Segurança da Informação da Fiap. “O positivo é que isso indica uma conscientização de que se ele avisar da tentativa de golpe da qual foi alvo pode ajudar a evitar que mais pessoas sejam atingidas.”
Sofisticação
O lado ruim é que os criminosos virtuais sofisticam seus ataques. “Os sites são perfeitos e com alta capacidade de ludibriar o internauta”, diz Lau. “Os fraudadores são espertos e as empresas que têm sites imitados ainda estão aprendendo a se defender”, diz Ricardo Holderegger, professor de TI do Instituto Mauá de Tecnologia. “Os sistemas têm suas vulnerabilidades porque tudo é muito novo e muda rápido.”
As fraudes crescem mais do que as vendas de computadores. Entre desktops, notebooks, netbooks e tablets, devem ser vendidas 17,9 milhões de unidades em 2012, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada semana passada. É um aumento de 10,5% comparado a 2011.
Em um dos mais recentes golpes, os hackers mandam mensagens para a vítima usando nomes de amigos do Facebook. Os especialistas destacam ainda duas fraudes que devem crescer nos próximos anos: as que trazem vírus nos links encurtados de URL e os que atingem os dispositivos das TVs ligadas à internet. Páginas falsas das redes sociais também começarão a surgir com frequência.
(Jornal da Tarde - Economia - por Suzane G. Frutuoso  - 27/04/2012)

0 comentários

Postar um comentário

Pede-se a gentileza de observar as regras da boa educação e urbanidade.
IMPORTANTE: COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO TERÃO RESPOSTA.