A Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS) anunciou na tarde desta terça-feira a suspensão da venda de 268
planos de saúde, de 37 operadoras, que atendem a cerca de 3,5 milhões de
beneficiários. Essas empresas serão proibidas de incluir novos clientes
em planos que foram avaliados como insatisfatórios por duas vezes
consecutivas em relação ao cumprimento dos prazos de atendimento
estabelecidos por uma norma da agência, a de número 259.
Entre as operadoras que tiveram planos suspensos estão a Memorial
Saúde, Transmontano, Unimed Paulista, Unimed Brasília e Unimed
Centro-Oeste.
A comercialização fica suspensa a partir da sexta-feira, dia 13 de
julho, e só poderá retornar após a próxima avaliação trimestral, que
será divulgada em setembro. E isso apenas se a operadora mostrar melhora
na atenção aos prazos de atendimento.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que é a primeira
vez que uma norma estabelece prazos para atendimento ao beneficiário e
que os clientes dos planos suspensos não serão prejudicados. Segundo
Padilha, muito pelo contrário, pois “a ideia é protegê-los e garantir
que as empresas cumpram o que foi contratado” antes de incluir novos
consumidores no plano.
— A medida, além de ser pedagógica para a operadora, é uma proteção
às pessoas que têm esses planos hoje, garantindo a melhora do
atendimento — disse o ministro Padilha.
O diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, ressaltou que a
suspensão não interfere na aplicação de multas por não atendimento
dentro do prazo. Ou seja, as empresas ainda podem receber multas, que
variam entre R$ 80 mil a R$ 100 mil.
O descumprimento da suspensão implica multa de R$ 250 mil por cada
tipo de plano comercializado indevidamente pela operadora. As empresas
que continuarem com avaliações consideradas insuficientes pela ANS
poderão ainda sofrer medidas administrativas que podem culminar na
alienação compulsória de carteira (perda forçada dos clientes para
concorrentes) e até na liquidação da operadora.
Em comunicado, a Unimed Paulistana afirmou que não foi notificada
formalmente pela ANS. A empresa destacou que possui um núcleo específico
em nossa Central de Atendimento para atender a essas demandas, e está
investindo na ampliação de sua rede de serviços próprios, como a compra
de outro hospital, a construção de Centros de Procedimentos e Apoio na
cidade de Mogi das Cruzes e na zona sul de São Paulo, além do aumento
gradativo do número dos médicos cooperados.
Veja abaixo os prazos máximos de atendimento (em dias úteis) para cada serviço médico:
Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia — sete dias
Consulta nas demais especialidades — 14 dias
Consulta/sessão com fonoaudiólogo — dez dias
Consulta/sessão com nutricionista — dez dias
Consulta/sessão com psicólogo — dez dias
Consulta/sessão com terapeuta ocupacional — dez dias
Consulta/sessão com fisioterapeuta — dez dias
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista — sete dias
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial — três dias
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial — dez dias
Procedimentos de alta complexidade (PAC) — 21 dias
Atendimento em regimento hospital-dia — dez dias
Atendimento em regime de internação eletiva — 21 dias
Urgência e emergência — imediato
Consulta de retorno — a critério do profissional responsável pelo atendimento
(O Globo - Economia - 11/07/2012)
E QUE O SOL BRILHE PARA TODOS, A JUSTIÇA SE FAÇA PRESENTE, O BOM DIREITO SEJA PRATICADO
S.PIQUERI
ARARAQUARA E REGIÃO
As postagens e pareceres aqui presentes nem sempre refletem minha opinião pessoal. Todos os textos que não forem de minha autoria terão os devidos créditos de seus autores originais.
Este local não se destina, em absoluto, a prestar consultas juridicas virtuais, sendo meu primordial interesse a divulgação de leis, sites de interesse jurídico e artigos de interesse da população em geral.
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quinta-feira, 12 de julho de 2012
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