Os consumidores poderão fazer o
cancelamento automático de serviços de telecomunicações a partir de
fevereiro. A previsão é do presidente da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), João Rezende. Segundo ele, o novo regulamento
de atendimento e cobrança, que vai instituir essa obrigatoriedade, deve
ser aprovado até o dia 15 de novembro. A partir daí, as empresas teriam
entre 90 e 120 dias para adequar seus sistemas.
Com o novo regulamento, o
cliente que quiser cancelar um contrato de telefonia celular ou fixa,
banda larga ou TV por assinatura poderá fazê-lo pelo call center da
empresa sem passar por atendentes, apenas digitando as teclas do
telefone. O cancelamento também poderá ser feito pela internet. Rezende
afirmou que uma das propostas em discussão é a de abrir um prazo de 48
horas para a empresa tentar recuperar o cliente. "Mas aí é problema da
companhia", afirmou.
No novo regulamento, a Anatel pretende iniciar os procedimentos para repassar parte do custo que o órgão possui com o seu call center para as empresas do setor. Segundo Rezende, o gasto anual da Anatel com o call center é de R$ 20 milhões. Do total de ligações recebidas - cerca de 25 mil por dia - 60% são reclamações de usuários sobre os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações. A ideia da Anatel é que uma parcela do gasto seja paga pelas empresas - algo entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. "Estamos discutindo no conselho diretor a possibilidade de que o gerenciamento e administração do call center continue com a Anatel, mas parte dos custos seja repassado às empresas", afirmou. Como o contrato com o call center só vence no fim de 2014, essa é uma discussão que deve levar mais tempo. "O regulamento de atendimento e cobrança vai instituir um grupo de trabalho para ver como se dará esse processo", disse. ( O Estado de SP - Economia - por Anne Warth - 10/10/2013) |
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E QUE O SOL BRILHE PARA TODOS, A JUSTIÇA SE FAÇA PRESENTE, O BOM DIREITO SEJA PRATICADO
S.PIQUERI
ARARAQUARA E REGIÃO
As postagens e pareceres aqui presentes nem sempre refletem minha opinião pessoal. Todos os textos que não forem de minha autoria terão os devidos créditos de seus autores originais.
Este local não se destina, em absoluto, a prestar consultas juridicas virtuais, sendo meu primordial interesse a divulgação de leis, sites de interesse jurídico e artigos de interesse da população em geral.
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sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Consumidor poderá fazer cancelamento automático de serviços de telefonia
Marcadores:
Cancelamento de serviços de telefonia
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