E QUE O SOL BRILHE PARA TODOS, A JUSTIÇA SE FAÇA PRESENTE, O BOM DIREITO SEJA PRATICADO
S.PIQUERI
ARARAQUARA E REGIÃO
As postagens e pareceres aqui presentes nem sempre refletem minha opinião pessoal. Todos os textos que não forem de minha autoria terão os devidos créditos de seus autores originais.
Este local não se destina, em absoluto, a prestar consultas juridicas virtuais, sendo meu primordial interesse a divulgação de leis, sites de interesse jurídico e artigos de interesse da população em geral.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Lei sobre direitos autorais entra em vigor em 120 dias

A lei que define as condições de cobrança, arrecadação e distribuição de recursos pagos por direitos autorais de obras musicais foi publicada ontem (15) no Diário Oficial da União. Aprovada pelo Congresso em julho, a legislação foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e passa a valer em 120 dias.
A Lei 12.853 altera a maneira como o Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad) repassará os recursos dos direitos dos músicos e estabelece formas de fiscalização da arrecadação desses valores. Entre as mudanças, em relação ao que ocorre atualmente, está a fiscalização da entidade por um órgão específico.
A taxa administrativa de 25% cobrada atualmente pelo Ecad será reduzida gradativamente, até chegar a 15% em quatro anos, garantindo que autores e demais titulares de direito recebam 85% de tudo o que for arrecadado pelo uso das obras artísticas. No ano passado, o Ecad arrecadou R$ 624,6 milhões e distribuiu R$ 470,2 milhões em direitos autorais.
A matéria recebeu apoio de diversos cantores e compositores de fama nacional, como Roberto Carlos, que estiveram no Congresso no mês passado para acompanhar a votação do projeto de lei no Senado.
(Agência Brasil - Nacional - por Danilo Macedo- 16/08/2013)

2 comentários:

  1. BOM, DIA DIREITOS INDUSTRIAL ,PELOS INVENTORES , COMO FICA MUITO O BRIGADO MESQUITA RJ contato jccamposribeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os inventores não se enquandram nessa Lei e sim nas leis que regem o registro de marcas e patentes, uma vez que a invenção deve ser patenteada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, nos casos em que se fará uso fora do país, é necessário a consulta das leis que regem a matéria junto aos países onde se queira patentear o uso do invento. Esses casos são regidos pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9279/96, que pode ser encontrada aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9279.htm

      Excluir

Pede-se a gentileza de observar as regras da boa educação e urbanidade.
IMPORTANTE: COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO TERÃO RESPOSTA.