E QUE O SOL BRILHE PARA TODOS, A JUSTIÇA SE FAÇA PRESENTE, O BOM DIREITO SEJA PRATICADO
S.PIQUERI
ARARAQUARA E REGIÃO
As postagens e pareceres aqui presentes nem sempre refletem minha opinião pessoal. Todos os textos que não forem de minha autoria terão os devidos créditos de seus autores originais.
Este local não se destina, em absoluto, a prestar consultas juridicas virtuais, sendo meu primordial interesse a divulgação de leis, sites de interesse jurídico e artigos de interesse da população em geral.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Juízes vão ordenar prisões pela internet


O Tribunal de Justiça e as secretarias da Segurança e da Administração Penitenciária de São Paulo assinaram um acordo para criar um sistema que vai possibilitar comunicar aos presídios e à polícia as ordens dos juízes por meio da internet e não mais em papéis.
Isso
vai permitir, por exemplo, que um preso em qualquer parte do Estado seja solto imediatamente após o juiz decidir.
O acordo surge no momento em que o Estado vive sua maior lotação carcerária. São mais de 70 mil pessoas além das 100 mil vagas existentes.
A informatização também irá acabar com o hiato existente entre a decisão do juiz e a comunicação à polícia.
Segundo o delegado Carlos Antonio Guimarães de Sequeira, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil -responsável pelo controle de procurados-, esse intervalo pode chegar a dez dias.
"Hoje, é 100% papel. E são cerca de mil ordens por dia", diz ele. "Demorar, demorou [a utilização da internet]. Mas chegou em boa hora."
Segundo o Tribunal de Justiça, o sistema deve ser implantado, inicialmente na capital, em seis meses.
"Vai haver uma mudança bastante grande. Oficial de Justiça indo aos presídios, isso vai acabar", afirma o juiz Alberto Anderson Filho.
(Folha de São Paulo – Cotidiano – 16/11/2010)

0 comentários

Postar um comentário

Pede-se a gentileza de observar as regras da boa educação e urbanidade.
IMPORTANTE: COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO TERÃO RESPOSTA.